"A história começa no século XXI, tendo como cenário um lotado café parisiense. Lá a belíssima jovem Pandora - de pele de porcelana, olhos topázio e de inteligência incomum - é convidada por David e escrever sua história. Ela nos leva a viajar no tempo e relata, relutante a princípio e depois com incrível paixão, uma vida de mais de 2.000 anos. Pandora volta à pré-adolescência, quando era uma simples mortal, filha de um rico senador do Império Romano. Nesta época, no palácio de seu pai, ela conhece e se apaixona pelo ainda mortal e extremamente charmoso Marius, numa Roma atemorizada, dominada por César e cercada de conspiradores e assassinos interessados em tomar a cidade. Vinte anos depois, Pandora foge de Roma e passa a ter sonhos freqüentes com sangue jorrando. Busca um padre para esclarecer seus pesadelos. Numa nova cidade, encontra com Marius, o já poderoso e carismático vampiro. Juntos passam a viver um grande e turbulento amor. Durante séculos, numa intensa batalha entre razão e paixão, os dois travam um declarado e doloroso duelo, até se separarem tragicamente. "
Eu amei e odiei Pandora com a mesma intensidade. O livro tinha tudo para ser um dos melhores da autora, mas (e me perdoem as pessoas que amam Anne Rice), ela pecou pelo excesso e pela falta.
Como assim?
O livro conta DETALHADAMENTE (e põe detalhadamente nisso) o tempo de Pandora, cujo verdadeiro nome é Lydia, em Roma de 15 a.c., com seus antigos poetas, batalhas, imperadores loucos e tradições. Nesse tempo, ela ainda nem sonhava em se tornar uma vampira e o mesmo acontece com o belo Marius, que se torna seu único amor. Porém, ela recebe o chamado "dom das trevas" muuuuuito tempo depois, quase no fim do livro. Ou seja, o mais interessante, que seria a história dela como vampira, ficou perdido em algum lugar da mente de Anne Rice.
Entretanto, para quem gosta de história antiga, assim como eu, vai se deliciar com relatos consistentes da época de Júlio Cesar e companhia. A autora pesquisou mesmo! E além disso, como uma grande admiradora de Anne Rice, não há como não se atentar para o fato de que ela é uma poetisa, o que eu já havia percebido em Entrevista com o vampiro e em A rainha dos condenados, e isso permanece em Pandora e faz dele um livro belo, apesar de cansativo.
Recomendo para quem é fã da autora e gosta muito de mitologia e histórias antigas. Mas... não deixem de ler A rainha dos condenados antes, pois ela cita muitas vezes alguns fatos e personagens desse livro. Além disso, A rainha dos condenados é maravilhoso, e COMPLETAMENTE diferente do filme que fizeram, que é horrível!
Provando que Anne Rice é uma poetisa, eu separei um trecho do livro que eu achei lindo...
"Amor, mas de onde vem esse amor? Por que faz tanto segredo de sua fonte, esse amor que cria a chuva e as árvores e salpicou as estrelas lá do céu como os deuses e deusas alegam ter feito?"
Provando que Anne Rice é uma poetisa, eu separei um trecho do livro que eu achei lindo...
"Amor, mas de onde vem esse amor? Por que faz tanto segredo de sua fonte, esse amor que cria a chuva e as árvores e salpicou as estrelas lá do céu como os deuses e deusas alegam ter feito?"
Beijos e até o próximo post!
Olá
ResponderExcluirMuito legal seu blog, é sempre bom saber a opinião de alguém sobre um livro que estamos pensando se vamos ler ou não.
Se ainda não leu os livros do autor André Vianco, leia são ótimos.
Bjs
Isis Maat
Adorei a postagem, Bia!
ResponderExcluirEste trecho que separaste é mesmo belíssimo. Bem, quem sabe ela se havia cansado de escrever somente sobre vampiros... E por isto resolveu tornar Pandora uma apenas no fim do livro! :P
O meu preferido dela - ainda não li este - é "O vampiro Lestat".
Tenhas belíssimos sonhos.
Um beij.O
Melqyahd
Olá. Obrigado por teres passado pelo meu blog. É sempre bom saber que apreciam as nossas opiniões. A Hora das Bruxas é o primeiro livro de Anne Rice que leio, embora já há muito tempo ande de olho nos livros dela. Fiquei muito curiosa acerca da Rainha dos Condenados, será sem dúvida um livro que irei adquirir brevemente. Beijinhos e boas leituras ;)
ResponderExcluirPallasAthena
livreo.blogspot.com
Se gostou do clima antigo, recomento "Chore para o céu" da Anne Rice també, fala sobre a história de um cantor de ópera "castrati"...
ResponderExcluirSai do universi dos vampiros e da família de bruxas (que eu tanto gosto) mostra uma outra face dela =)
confira!
Bel
Ei Bia, bom, queria perguntar porque vc não leu ainda Crepusculo. Vc vai gostar demais, e nao é para adolescentes, pode ter certeza!!! Foi um dos melhores livros que eu li! Aliás, a série toda!!! Abraços!!
ResponderExcluirPandora é ó-t-i-m-o!!! Amei esse livro!
ResponderExcluirestou lendo pandora e o estou achando muito inconstante. Acho q a autora mantesse o mesmo clima que se deu no primeiro capítulo, o livro seria infinitivamente melhor
ResponderExcluir