Livros de Bia Copyright 2009 - All Rights Reserved
Layout by Era Eclipse (André Siqueira)

segunda-feira, 20 de julho de 2009

O senhor March - Geraldine Brooks

"No romance de Brooks, o senhor March surge como um sacerdote idealista nas regiões devastadas pela guerra, que testará a fé em si mesmo e na causa que defende, pois, conforme os dias passam, March evidencia que também é capaz de atos de barbárie e racismo. Entre um ataque e outro, acaba sendo gravemente ferido, mas, ao recuperar-se de uma quase-morte, vê-se à frente de mais um desafio: reconstituir seu corpo e sua alma, que estão em frangalhos, para reencontrar uma família que foi deixada para trás e que não imagina quanto a guerra o transformou."


Pessoal, sei que ando meio ausente do mundo blogueiro, mas o tempo anda curto, mas por uma boa causa, eu estava ajudando meu noivo a escolher um cãozinho para adotar. Mas a missão foi cumprida e o nosso novo amiguinho já estará com ele no sábado! E também demorei a fazer outra resenha, porque interrompi minha leitura de "Pecado Original" pois estava ansiosa para ler um livro que ganhei de presente chamado "O senhor March".

Há algum tempo atrás, meu melhor amigo Diego (aliás, feliz dia do amigo para todos) me presenteou com um livro da Geraldine Brooks - Memórias do livro - e até hoje eu não li. É essa minha mania de comprar muitos livros e ir lendo aos poucos. Bem, portanto "O senhor March" virou o primeiro livro que li da autora, aliás, uma excelente surpresa.

Geraldine conta a história de um homem - March - e de suas experiências durante a Guerra Civil Americana, e faz isso de uma maneira tão realista que você passa a questionar se o livro é mesmo ficção ou não. Apesar dessa "dose" de realidade que são os fatos de uma guerra, March é sensível e idealista. Ele nos demonstra essas características quando relata com muita paixão a história de sua luta pelos ideais abolicionistas, a crueldade da guerra e a separação da família. Isso faz do livro, uma história muito bem contada.

Não posso negar que o livro é bem triste, mas é isso que faz dele ainda mais belo. Cada passagem é praticamente uma lição de vida que merece ser apreciada e compreendida.

Então é isso pessoal... agora vou retomar a leitura de Pecado Original e em breve retorno com a resenha! Bjs!

PS - Para quem quiser apreciar o primeiro capítulo:

http://www.osenhormarch.com.br/


7 comentários:

  1. É sem dúvida um excelente livro Bia! Ótimo comentário, foi assim que me senti pós-leitura. Um livro para aprender, muito sobre as calamidades que uma guerra faz com o homem e a sua família!
    Agora, quero muito ler o outro livro da autora - Memórias de um livro!

    beijossss
    Lili

    ResponderExcluir
  2. Hom, ótima resenha... me interessou..! :)

    beijooos

    ResponderExcluir
  3. Olá querida!!!!
    Estou maluca para ler este livro, Geraldine Brooks foi ótima em As Memórias do Livro ( se não leu, vá ler correndo, é excelente!)
    Mas tenho TANTOS livros na fila, não sei como dar conta de tudo!
    Posta uma foto do mascote novo de vcs!!!
    Bj
    Feliz dia do amigo!

    ResponderExcluir
  4. Nossa, agora que li a resenha, quero muitoooooooooo ler o livro!

    beijos!

    ResponderExcluir
  5. Puxa vida!!!vou ter que passar esse livro na frente da minha fila....é tanta gente falando bem que não vou conseguir esperar mais...bj

    ResponderExcluir
  6. Ja li sobre esse livro e estou bem curiosa para lê-lo... Eu li o Memorias de um Livro e senti a mesma coisa de pensar se era ficção ou realidade... essa autora parece ter vindo com tudo...

    bjs

    ResponderExcluir
  7. Bia, só agora pude ler a sua resenha e compartilho 100% de sua opinião. Obrigada por suas palavras de apoio. Deus te abençoe. Ah, já estou filando uma pancada de dicas suas.

    Beijos

    ResponderExcluir