Livros de Bia Copyright 2009 - All Rights Reserved
Layout by Era Eclipse (André Siqueira)

segunda-feira, 29 de junho de 2009

Carrie - Stephen King


"CARRIE narra a atormentada adolescência de uma jovem problemática, perseguida pelos colegas, professores e impedida pela mãe de levar a vida como as garotas de sua idade. Só que Carrie guarda um segredo: quando ela está por perto, objetos voam, portas são trancadas ao sabor do nada, velas se apagam e voltam a iluminar, misteriosamente. Aos 16 anos, desajustada socialmente, Carrie prepara sua vingança contra todos os que a prejudicaram. A vendeta vem à tona de forma tão furiosa e amedrontadora que até hoje permanece como exemplo de uma das mais chocantes e inovadoras narrativas de terror de todos os tempos."

Assisti Carrie - a estranha quando tinha apenas 11 ou 12 anos. O filme me foi recomendado pela minha mãe, pois eu estava naquela febre de filme de terror adolescente no estilo Pânico, Eu sei o que vocês fizeram no verão passado e etc... Confesso que naquela época - boboca como eu era - achei um saco. Coloquei defeito em tudo, os atores eram cafonas, a imagem horrível, ou seja... não soube apreciar a beleza de um clássico.

Hoje, depois de mais ou menos dez anos, lembrei que tinha o livro em casa em formato pocket book em inglês. Olhei de um lado, olhei do outro e resolvi arriscar porque eu estava mesmo querendo ler algo em inglês para desenferrujar. Comecei com os dois pés atrás - primeiro porque eu amo e odeio Stephen King e segundo por não ter gostado do filme. No início achei que ia desistir porque me pareceu uma leitura muito boba - como uma grande parte dos livros de Mr. King, como Christine e O apanhador de sonhos (que me desculpem seus fãs - eu sei que ele tem livros maravilhosos, e eu adorei Zona Morta e O iluminado).

Porém, a medida que a história foi evoluindo eu comecei a dizer: Caramba, que gênio! - Stephen King usou (magistralmente) de uma maneira bem diferente para escrever esse livro. Ele usou depoimentos de pessoas que estiveram presentes na tragédia que ocorre no livro (que é fictícia, então os depoimentos são fictícios), usou reportagens de jornal criadas por ele mesmo e até mesmo interrogatórios da polícia. Ou seja, genial!

A história, que está longe de ser idiota como eu pensava, é tão intensa e tão bem contada que você não consegue ficar com raiva de Carrie, por mais que você saiba (mesmo antes de ler o livro todo, porque a história já é conhecida) que ela é a reponsável pela morte de mais de quatrocentas pessoas. Ela é uma vítima e eu tenho certeza que todos nós conhecemos uma Carrie White na época do colégio, se é que não tivemos a infelicidade de sermos uma ou um...

Livro que recomendo muito! Foi uma grande surpresa... um livro que eu não levava fé e se tornou hoje um dos meus preferidos! Hoje mesmo vou assistir o filme novamente - tenho certeza que vou ter OUTRA impressão!


7 comentários:

  1. Dele eu li há pouco tempo "A Luz" que veio a dar o filme "The Shining". Confesso, filmes de terror não fazem parte das minhas preferências, sou medrosa mesmo. Mas decidi dar uma chance ao "Mestre do Terror" e não me arrependi. Estou curiosa para ler o Zona Morta. A série Dead Zone que passa no canal FOX, da TV por cabo foi baseada nesse livro.

    Boas leituras :)

    ResponderExcluir
  2. Ah... eu bem que queria... mas sou tão medrosa, que não tenho coragem...

    beijos,
    Dé...

    ResponderExcluir
  3. É o que eu costumo dizer: todos os livros têm um momento para serem lidos.

    Boas leituras!

    ResponderExcluir
  4. Ahhhh que post ÓTIMO!!!!
    Eu sinto a mesma coisa que vc por Stephen King: amo e odeio!!!! Mas Carrie é realmente um momento iluminado de King,: a história é fantástica!!!!
    O filme é ótimo também, veja novamente!
    Concordo com vc totalmente: ou eu já fui meio Carrie em algum momento de minha vida ou já me deparei ( e ainda me deparo) com Carries....
    Bj

    ResponderExcluir
  5. Eu gosto muito de Stephen King - Sombras da Noite e O Iluminado foram os primeiros livros dele que li. Ainda não li Carrie, mas pelo filme sempre a vi como vítima...

    Concordo que tem histórias dele que são bem ruinzinhas - tem uma no Quatro Estações que é horrível mesmo - mas geralmente costumo gostar de tudo que ele escreve.

    Adorei seu post.

    bjs

    ResponderExcluir
  6. Uma vez eu li que quem lê um livro de Stephen King está amaldiçoado a ler todos os outros!!! Acho que quem escreveu isso tem razão!! Já li vários dele, e um dos que mais gostei foi A Incendiária. Ainda nao li CArrie, porque qdo comprei alguns dei preferencia para comprar uma história que não conhecia. Hoje, tenho 8 livros dele!!!!! abraços

    ResponderExcluir
  7. E eu sou fã absoluta do Stephen King =]
    Vim parar aqui no seu blog, por uma busca de Carrie na internet (tô procurando o original em inglês, pra um trabalho na faculdade).
    Parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir